Coordenador : Juliana Alves Carvalho
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 392479.2206.83235.10102023
Departamento/Setor: PEB
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos das escolas municipais e estaduais, alunos de graduação da UFF e comunidade.
Local de atuação: Escolas da região de Santo Antônio de Pádua, municípios ao redor e Universidade Federal Fluminense (INFES)
Objetivo
* Conscientizar a Comunidade de Santo Antônio de Pádua quanto a importância da preservação ambiental e os hábitos sustentáveis, despertando o interesse do alunos através de seminários, palestras, atividades práticas e interdisciplinares de forma sistemática e transversal nas atividades pedagógicas. Objetivos específicos: * Estruturar ações que viabilizam um trabalho de Educação Ambiental nas escolas, como: # horta escolar, # resíduos, # reciclagem, coleta seletiva e compostagem, #lixo e microplástico, # botânica, # polinização. * Instigar o aluno a considerar o meio ambiente em sua totalidade, nos seus aspectos naturais, tecnológicos, sociais, econômicos, políticos, históricos, culturais, morais, éticos. * Utilizar os materiais recicláveis com a finalidade educativa e diversificação de métodos para transmitir e adquirir conhecimentos, ressaltando as atividades práticas e as experiências pessoais de forma interdisciplinar;
Resumo
A educação ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. O projeto Semeando Educadores Ambientais propõe integrar os diferentes saberes, estabelecendo um diálogo permanente entre o que é produzido na universidade e na escola básica, criando uma rede de ação, troca e socialização de experiências. A proposta tem como fim, contribuir para uma reflexão e sensibilização sobre a importância das questões ambientais na escola pública, visando o desenvolvimento da formação científica em espaços formais e não formais de aprendizagem. As principais atividades desenvolvidas dentro da escola, envolverão palestras e oficinas trabalhando temáticas de educação ambiental como: horta escolar, resíduos (compostagem, coleta seletiva e oficinas de reciclagem artística); botânica; lixo, plástico e microplásticos; polinização; entre outros temas envolvendo a conservação do meio ambiente. Este será desenvolvido nas escolas municipais de Santo Antônio de Pádua e região, envolverá alunos, professores de diferentes áreas, funcionários de apoio e comunidades escolares. Em reuniões periódicas as metas serão traçadas e planejadas, assim como as oficinas e atividades desenvolvidas nas escolas serão através de roda de conversas, palestras, trabalhos de campo em área urbana e rurais e envolverão trabalhos com fotografias, desenhos, vídeo e outros.